Nosso Propósito

Missão e Visão

Segundo a Política Nacional de Assistência Social, a vulnerabilidade constitui-se em situações que concorrem para a exclusão social dos sujeitos. Essas situações originam-se no processo de produção e reprodução de desigualdades sociais, nos processos discriminatórios, e ainda pelas dificuldades de acesso às políticas públicas. Assim, entende-se que a vulnerabilidade é constituída por fatores biológicos, políticos, culturais, sociais, econômicos e pela dificuldade de acesso a direitos, que atuam isolada ou sinergicamente sobre as possibilidades de enfrentamento de situações adversas. Nesse sentido, os serviços socioassistenciais ofertados em nosso Projeto potencializam o enfrentamento das violações de direitos, tendo como referência e centralidade a família e a comunidade local na qual encontram-se inseridos. Buscamos fortalecer:

  • Os laços sociais com base em relações de solidariedade, tolerância, fraternidade e de reconhecimento e respeito à alteridade, considerando os conflitos e as contradições que permeiam as relações sociais;
  • O acesso aos espaços de sociabilização, a estimulação da autonomia, do empoderamento e do protagonismo na construção de identidades e no desenvolvimento de potencialidades;
  • O desenvolvimento de vivências e experiências com crianças, adolescentes e suas famílias que possibilite a constituição de identidade social e cultural distinta daquela firmada historicamente pela sociedade, nos espaços próprios de exclusão.
  • Garantir a permanência das crianças e adolescentes na escola e, além disso, combater o analfabetismo funcional muitas vezes presente entre nosso público.
  • Espaço potencial e de experimentação, abordando temas que perpassam a realidade social, econômica, cultural, ambiental e política na qual estão inseridos, tendo por finalidade incentivar os adolescentes na busca da autonomia, da apropriação dos seus direitos de cidadania, no reconhecimento de deveres e da percepção de se auto afirmarem enquanto sujeitos ativos e operantes da construção da própria cidadania.
  • Promover o protagonismo dos adolescentes, assegurando, dessa maneira, o desenvolvimento da autonomia e de sentimentos de segurança e confiança em si e nos outros.

Promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e a aquisição das seguranças de acolhida, convívio familiar/comunitário e desenvolvimento da autonomia.

Objetivos

Proporcionar espaços de convivência em ações que potencializam a superação das vulnerabilidades sociais, mediante processo de construção e fortalecimento dos vínculos relacionais e de pertencimento que promovam a proteção e a garantia de direitos. Abordar aspectos relacionados às contradições e aos conflitos que permeiam as relações de convivência familiar e comunitária, e como estes interferem na construção e no fortalecimento de vínculos de solidariedade, acolhimento, construção de valores coletivos e da possibilidade de reconhecimento e respeito às diversidades de condições individuais.

  • Complementar o trabalho social com a família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência comunitária;
  • Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes e jovens;
  • Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social;
  • Promover acessos a serviços setoriais, em especial políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer;
  • Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã;
  • Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades;
  • Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários.